Jesus e o Pai modelam o relacionamento para o matrimônio

15/03/2013 11:02

O Seguintes  princípios para o relacionamento do marido com a esposa são ilustrados pelo relacionamento de Jesus e Deus.

 

 

 

 ‘’E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.(...) Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão  ambos uma carne’’. Gênesis 2: 18,24.

 

 

1.   Marido e esposa devem compartilhar amor mútuo.

 

 ‘’Porque o Pai ama o Filho, e mostra-lhe tudo o que faz; e ele lhe mostrará maiores obras do que estas, para que vos maravilheis  ’’ João 5: 20.

‘’Mas é para que o mundo saiba que eu amo o Pai, e que faço como o Pai me mandou. Levantai-vos, vamo-nos daqui’’ João 14: 31.

E necessário que haja entre o casal uma grande troca de amor  que se realiza-se através dos elogios,afagos, amizade, e etc.

 

2.   Maridos e esposas  tem diferentes papéis e realizam diferentes funções no casamento.

 

‘’Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la’’.

João 10: 17.

‘’Ouvistes que eu vos disse: Vou, e venho para vós. Se me amásseis, certamente exultaríeis porque eu disse: Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que eu’’.  João 14: 28.

‘’Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer’’.  João 17:4.

Apesar de vivermos no tempo da pós-modernidade onde o papel do homem e da mulher na sociedade serem o mesmo, no casamento eles executam papeis diferentes,  todavia  com a mesma autoridade e importância.

 

3.   Apesar de terem diferentes papeis marido e esposa são iguais e devem viver em unidade.

 

‘’Eu e o Pai somos um’’. João 10:30.

‘’Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?’’ João 14:9.

‘’Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras’’. João 14: 11.

Tem que haver união e igualdade  entre o marido e a esposa; um não pode querer ser superior ao outro; e é necessário que tenha também a união entre eles .

 

4.   Marido e esposa devem estimar uma ao outro.

 

‘’Jesus respondeu: Eu não tenho demônio, antes honro a meu Pai, e vós me desonrais’’. João 8: 49.

‘’Jesus respondeu: Se eu me glorifico a mim mesmo, a minha glória não é nada; quem me glorifica é meu Pai, o qual  dizeis que é vosso Deus’’. João 8: 54.

É um sentimento de amizade, de apreço, em relação favorável ao conjugue. É a manifestação de orgulho que o marido deve ter pela esposa e a esposa pelo marido.

 

5.   Maridos expressam amor por sua esposa através do cuidado: vida compartilhada, ministério e atenção.

 

‘’Porque o Pai ama o Filho, e mostra-lhe tudo o que faz; e ele lhe mostrará maiores obras do que estas, para que vos maravilheis’’. João 5: 20

‘’E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo. ’’ João 5: 22

O marido deve expressar amor por sua esposa através do cuidado dando atenção a ela; compartilhando tudo com a sua esposa.

 

6.   Esposa deve expressar amor por seu  marido.

 

‘’Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao SENHOR; Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. Efésios 5: 22-24.

Esposa devem  expressar amor por seus maridos tendo as mesmas vontades e propósitos que ele exercita exercendo autoridade que lhes foi confiada com humildade e serenidade não rivalizando ou competindo mostrado respeito tato em comportamento quanto em ação.

 

Cunsulta: João 4:34;  5:19,30;  8:28; 14:31; 15:10 .  Filipenses 2: 5-8 .Gênesís 3:16. ITimóteo 2: 8-18 .  Efésios 3:14-15; 5: 22,23 . Fonte: Bíblia Sagrada