O VERDADEIRO SIGNIFICADO DA PÁSCOA E SUA ORIGEM

24/02/2013 13:27

Páscoa (do hebraico Pessach, significando passagem ).

Celebrações da passagem da   escravatura no Egito para a liberdade na Terra prometida.

 

A Páscoa dos Judeus ( Pêssach ) 

   

É a primeira festa fixa do calendário judaico. Começa na noite o dia 14 de Nissan março a abril  (Ex .12:14).Comia-se pães sem fermento com ervas amargosas Êxodo 12 : 1-17 . Levítico 23: 4-8. E a festa da libertação de Israel da escravidão do Egito; entre os judeus, esta data assume um significado muito importante, pois marca o êxodo deste povo do Egito, por volta de 1250 a.C, onde foram aprisionados pelos faraós durantes vários anos. Esta história encontra-se no Velho Testamento da Bíblia, no livro Êxodo. A Páscoa Judaica também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moises, fugiram do Egito. Nesta data, os judeus fazem e comem pão sem fermento.

O profeta Moisés foi instruído a pedir para que cada família hebreia sacrificasse um cordeiro e molhasse os umbrais das portas com o sangue do cordeiro, para que não fossem acometidos pela morte de seus primogênitos.

Êxodo 12:1-11.  1 - E FALOU o SENHOR a Moisés e a Arão na terra do Egito, dizendo: 2 - Este mesmo mês vos será o princípio dos meses; este vos será o primeiro dos meses do ano.  3 - Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família.  4 - Mas se a família for pequena para um cordeiro, então tome um só com seu vizinho perto de sua casa, conforme o número das almas; cada um conforme ao seu comer, fareis a conta conforme ao cordeiro. 5 - O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras .6 - E o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o sacrificará à tarde. 7 - E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem.8 - E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães ázimos; com ervas amargosas a comerão. 9 - Não comereis dele cru, nem cozido em água, senão assado no fogo, a sua cabeça com os seus pés e com a sua fressura. 10 - E nada dele deixareis até amanhã; mas o que dele ficar até amanhã, queimareis no fogo. 11 - Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do SENHOR.

Elementos da Páscoa Judaica. Pêssach

  • Cordeiro ou cabrito ( sem mancha ou defeito)   , Pães sem fermento ,e  ervas amargas .​ 

Nada de ovos de chocolates e coelhos de páscoa. A celebrada pelos Judeus  representa a libertação de Israel da escravidão do Egito.

 

A páscoa do mundo

 

 

A Páscoa comemorada hoje em dia é uma  falsificação da páscoa Bíblica . Nem é a comemoração da ressurreição de Jesus Cristo .

A figura do coelho representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas. Os ovos  de chocolate também estão neste contexto da fertilidade e da vida.

Elementos da páscoa celebrada hoje em dia.

  • ·         Coelho ( representa a fertilidade)  , e ovos de chocolate ( representa a vida )

Na cultura Pagã esses elementos estão relacionados a idolatria. Tal comportamento não agrada ao Senhor Jeová, pois ele não divide a sua glória com ninguém e quem sacrifica aos ídolos sacrifica aos demônios . 

 

Jesus Cristo é a nossa Páscoa  

 

O sangue do cordeiro passado nos umbrais e nas vergas das portas das casas significa para nós ''nascer de novo'' ( ser uma nova pessoa em cristo Jesus ), recebendo o perdão pelo sangue do cordeiro .

 

Romanos 5: 8-9.  Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. 9 - Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.

I João 1:7.  Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.  

 

Comer o cordeiro significa tê-lo dentro de nós habitando ( Jesus Cristo ). Trocamos o cordeiro morto pelo cordeiro ressurreto.

 

Apocalipse 5:5-9.  5 - E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos. 6 - E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra. 7 - E veio, e tomou o livro da destra do que estava assentado no trono. 8 - E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. 9 - E cantavam um novo cântico, dizendo:  Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação; 10 - E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.

 

Significa sair do ''Egito'' ( sistema do mundo ) , representa sair do sistema mundano e entrar no sistema divino, através de Jesus Cristo .

 

I Coríntios 5:7.  Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.

II Coríntios 5: 17. Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

Romanos 12:2. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do  vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

Efésios 4: 22-24. 22 - Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;  23 -E vos renoveis no espírito da vossa mente;  24 - E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.

 

A páscoa representa a consciência do novo nascimento em Cristo Jesus, o Messias, e a libertação da escravidão do pecado.  Portanto, coelhos e ovos de chocolates não fazem parte da verdadeira páscoa.

A páscoa comemorada hoje em dia é na verdade uma falsificação da páscoa Bíblica.

Jesus Cristo é a nossa ''Pêssach'' ( Passagem ) para  salvação.