Jesus Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros pela purificação do seu sangue

14/03/2013 11:51

 '’Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação; Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção. Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma  novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à purificação da carne, Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo? E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna. Porque onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do testador. Porque um testamento tem força onde houve morte; ou terá ele algum valor enquanto o testador vive?’’  Hebreus 9:11-17

No antigo testamento no tempo da lei havia  o tabernáculo onde era realizado o culto a Deus; Era ali que se oferecia os sacrifícios; Pecando alguém conforme o que determinava a lei era oferecido um animal como oferta para o perdão do pecado cometido; manjares ,bebidas e várias abluções e justificações da carne, impostas até que viesse o tempo da correção.

Mas era algo que não podia aperfeiçoar a aquele que o ofertava pois era somente justificações da carne. A lei tornou-se enferma por causa do pecado, pois era necessário que se repetisse todos os dias. A lei foi impotente para salvar, todavia serviu para conduzir até a Cristo.

‘’Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne’’( Romanos 8:3)

Jesus é mediador de um novo testamento; de uma nova aliança de Deus com os homens

‘’Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá’’(Jeremias 31: 31).

Era necessário que todos os dias se oferecessem ofertas para justificações do pecado do povo, um animal era sacrificado ( carneiro, bodes e bezerros ) e o sangue era salpicado sobre os ofertantes afim de que os purificassem .

Cristo é mediador de um novo sacerdócio melhor e mais  perfeito, pois  não houve necessidade de se oferecer muitas vezes, mas uma só vez na cruz do calvário, derramando sobre nós o seu sangue para nos purificar do pecado e nos justifica de nossas más ações.

Jesus não ofereceu bodes touros para remissão dos nossos pecados; Ele ofereceu o seu próprio corpo e derramou sobre nós o seu próprio sangue para remissão dos nossos pecados e todo aquele que reconhece isto recebe sobre si o sangue do cordeiro Jesus.

 ‘’Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à purificação da carne’’ (Hebreus 9:13).

No antigo pacto homens eram separados dentre o povo para o sacerdócio e quando morriam outro era levantado em seu lugar.

Jesus como nosso sumo sacerdote morreu a seu tempo e ressuscitou ao terceiro dia após a sua morte na cruz, e vivo está intercedendo por nós tendo uma vez efetuado a nossa eterna redenção através do seu sacrifício, oferecendo o seu próprio corpo como oferta de sacrifício pelos nossos pecados para nos justificar diante de Deus pai e derramando sobre nós o seu puro sangue carmezin para nos purificar de todo pecado

‘’o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado’’.conforme I João 1:7.

Se no antigo testamento o sangue de bode touros e carneiros santificava o  povo, quanto mais o sangue de Jesus Cristo que pelo Espírito eterno  se ofereceu a sim mesmo imaculado a Deus isto é : sem pecados para nos purificar nossas consciências das obras mortas.

Conclusão 

 

Não precisamos de um sumo pontífice; pois temos um sumo sacerdote

( Jesus Cristo ) tal, que está assentado nos céus à destra do trono da majestade, Ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem; E que intercede pois nós continuamente diante da Majestade Deus.

Jesus é mediador do novo testamento no seu sangue. Disse ele :

‘’Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados’’ (Mateus 26: 28.).

‘’Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,’’ ( I Pedro 1:18-19 ).

Por meio do sacrifício vicário de cristo é que somos remidos dos nossos pecados, recebendo o perdão de Deus.

Creia no senhor Jesus e será  salvo tu e a tua casa, essa é a palavra da fé que pregamos,que  se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.

‘’Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. ( Romanos 10:10 ).

‘’ORA, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da majestade’’. ( Hebreus 8:1).

Jesus cristo é superior a qualquer sacerdócio humano não precisamos de um sumo pontífice afim de que interceda pelos pecadores, pois isto mesmo cristo fez intervindo através da sua morte na cruz. O  sacerdócio de Cristo é eterno e seu sacrifício perfeito; amém.