CONTEÚDO DA LIÇÃO BÍBLICA O LEGADO DE ELIAS .

22/02/2013 22:43

 

Lição 8 

O LEGADO DE ELIAS.

Elias e Eliseu - Um ministério de poder para toda a igreja

.

I – O LONGO PERCURSO DE ELIAS.

 

Elias fez um grande percurso até chegar em Horebe. De Berseba até Horebe o percurso era de aproximadamente 400 km( quatrocentos quilômetros). A distância  era grande, mas Elias necessitava voltar as origens da sua fé. Para reorientar a caminhada, nada melhor do que uma volta as origens!. Deus quem revelou a Elias o seu sucessor .

Temos que nos conscientizar que na obra de Deus não somos descartáveis, mas, de igual forma,  ninguém é insubstituível.

 

II – ELIAS NA CASA DE ELISEU.

 

Temos que entender que :

  •  Deus chama pessoas fiéis (Elizeu fazia parte dos sete mil );
  •  Deus chama pessoas ocupadas (Elizeu estava no campo lavrando a terra).
  •  A obra de Deus não é profissão nem tão pouco emprego.
  •  A obra de Deus é vocação (Somos vocacionados por Deus para obra do ministério)
  •  O ministério tem um custo (Elizeu sacrificou os bois e deu ao povo como comida)

III – ELIAS E O DISCIPULADO DE ELISEU.

 

Elizeu demonstrou está familiarizado com aquilo que o Senhor estava prestes a fazer.

Ele estava consciente de que algo extraordinário, evolvendo o profeta Elias, aconteceria a qualquer momento; E que ele também fazia parte desta historia.

 

Elizeu demonstrou:

  • ·        Perseverança (quando recusou largar Elias, e esteve presente com ele em Gilgal, Betel, Jericó, e Jordão).
  • ·        Vigilância (quando viu Elias sendo elevado aos céus),

 

Elizeu era perseverante, se ele tivesse ficado pelo caminho, não teria sido o homem de Deus que foi. Somente os perseverantes conseguem chegar até o fim.

IV – O LEGADO DE ELIAS.

 

Elias saiu de sena mais deixou para seu discípulo um grande legado. Um legado espiritual e moral.

 

  • Espiritual. Passou para seu discípulo um exemplo de piedade e serviço (Profeta Elias defendeu ardorosamente o culto divino, enfrentou o rei Acabe com ousadia, e predisse a grande seca que veio sobre Israel ). Elizeu viveu neste contexto, foi influenciado por ele.
  • Moral. Elias aprendeu que pra ser um homem de Deus como Elias foi teria que ter valores morais e espirituais bem definidos. (O profeta Elias enfrentou os profetas de Baal e os reprimiu severamente, ele teve autoridade moral e espiritual para repreender severamente a Acabe ).

 

Ninguém conseguirá ser um homem de Deus como o foi  Elias, se não possuir valores morais e espirituais bem definidos.

 

 

O CHAMADO PARA O MINISTÉRIO PASTORAL

Há um Anseio?

Em 1 Timóteo 3.1, o apóstolo Paulo escreve: “Se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja”. A palavra traduzida por “deseja” é [...] [oregomai], que ocorre apenas três vezes no Novo Testamento. Este termo significa “distender-se para tocar ou pegar algo, buscar ou desejá-lo”. É o retrato de um atleta acelerando os passos para cruzar a linha de chegada. Esse vocábulo também aparece em 1 Timóteo 6.10, onde é traduzido por “cobiça” relacionada ao dinheiro, a este se devota tanto amor que passa a ser a própria raiz de “todas espécies de males”. O terceiro uso está em Hebreus 11.6, em que é traduzido por “desejar”, frase na qual o objeto do desejo é a “pátria celestial”. Assim, cada contexto determina a legitimidade da distensão e da busca.

A segunda palavra que fala da compulsão interna em 1 Timóteo 3.1 é [...] [epithumeô], verbo que significa “colocar o coração, desejar, cobiçar, ambicionar”. A forma substantivada desse verbo tem em geral um sentido negativo, mas o sentido básico do verbo é bom ou neutro, significando um desejo particularmente forte. Essa aspiração pelo ministério é, portanto, um impulso interior que se expressa em desejo exterior.

Sanders observa que o objeto do desejo não é o ofício, mas o trabalho. Deve haver um desejo pelo serviço, não pela posição, fama ou fortuna. Assim, essa aspiração é boa, contanto que se tenha boas motivações.

Spurgeon oferece o seguinte conselho quanto ao desejo pelo ministério:

Note bem, o desejo de que falei deve ser totalmente desinteressado. Se um homem perceber, depois do mais severo exame de si próprio, qualquer outro motivo que a glória de Deus e o bem das almas em sua busca do episcopado, melhor será que se afaste dele de uma vez, pois o Senhor aborrece a entrada de compradores e vendedores em seu templo. A introdução de qualquer coisa que cheire a mercenário, mesmo no menor grau, será como um inseto no unguento, estragando-o todo.